Geral

23/04/2012

Tiradentes - 21 de Abril

Tiradentes

No dia 21 de Abril comemorou-se o feriado de Tiradentes. Mas você sabe ou lembra, quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, nascido no ano de 1746, foi um dos personagens mais importantes de nossa História por ter lutado pela Independência do Brasil no movimento conhecido como Inconfidência Mineira.

Tiradentes exerceu diversas funções durante sua vida dentre elas a de militar e também de dentista, o que resultou seu apelido. Era também um excelente comunicador e devido a isso, logo se tornou um líder.

Participou do movimento da Inconfidência Mineira cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil num momento em que o país sofria a abusiva exploração de Portugal, com impostos altissimos cobrados pela metropole portuguesa.
Porém o grupo foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis em 1789 e o movimento interrompido. O grupo foi julgado. Alguns integrantes receberam penas como açoite e degradação mas apenas Tiradentes, provavelmente por ser o inconfidente de posição social mais baixa (os demais eram ricos ou detinham patente militar mais alta), teve uma pena mais cruel: foi condenado a forca e esquartejado. Além disso sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
A sua execução foi no dia 21 de abril de 1792 e Tiradentes tinha 45 anos de idade.

“... Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. Bóris Fausto aponta essa como uma das possíveis causas para a preservação da memória de Tiradentes, argumentando que todo esse espetáculo acabou por despertar a ira da população que presenciou o evento, quando a intenção era, ao contrário, intimidar a população para que não houvesse novas revoltas.”

“...Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul), Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse...”(Wikipedia)


O crime do grupo – ser inconfidente – significava algo como traição contra o rei.

Equipe Biblioteca Virtual
Comentar

Campos com (*) são obrigatórios.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

  • Banner Novidades
  • Pratique a leitura
  • Construa seu conhecimento
  • Banner Novidades
  • Incentive as crianças
  • Enriqueça seu mundo

Pesquisa avançada

Consulta ao Acervo

Dica
Para consultar as informações, a partir de termos (radicais ou sufixos) utilize "%".

Ex.: %forma - plataforma
  %forma% - informática
  forma% - formação

notícias recentes